Doenças neurodegenerativas, como a demência de Alzheimer tornam-se cada vez mais frequentes no mundo a cada dia. Entre seus fatores de risco estão: sexo, idade, comorbidades, estilo de vida e fatores genéticos. Contudo, o que podemos fazer para prevenir ou retardar tal quadro?


As doenças vasculares podem estar associados a evolução do comprometimento cognitivo leve para Demência de Alzheimer, portanto o controle de comorbidades, como Hipertensão, Diabetes, Fibrilação atrial, Aterosclerose e Hipercolesterolemia são fundamentais, não apenas no cenário da demência como na prevenção de diversas doenças graves, como infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico.


A depressão é uma condição grave que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Sintomas comuns incluem falta de ânimo para atividades, fadiga, humor deprimido. Alguns estudos têm demonstrado que a depressão pode ser um fator de risco para Alzheimer. Ainda não está claro se o uso de anti- depressivos associa- se a prevenção de demência.


Estudos indicam que atividade física é fator protetor, principalmente atividade aeróbia, preservando a cognição e a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de adaptar-se). Além disso, pessoas portadoras da demência que praticam atividade física regularmente podem ter melhor evolução e funcionalidade.


Há evidências de que a dieta do Mediterrâneo ajuda a retardar o comprometimento cognitivo leve e a demência. A dieta consiste em baixa ingestão de ácidos graxos saturados, como carnes e aves, consumo diário baixo a moderado de laticínios, como queijo e iogurte; moderada quantidade de álcool, como vinho e abundante consumo de vegetais, legumes, frutas, cereais e peixes.


Hábitos de vida saudáveis são os fatores mais apontados pelos estudos como possibilidade de prevenção. Portanto, exercite- se e tente ter alimentação saudável. Caso haja dúvidas ou sintomas sugestivos de quadros demenciais, procure um médico neurologista.

Fonte: Edwards GA III, Gamez N, Escobedo G Jr, Calderon O and Moreno-Gonzalez I (2019) Modifiable Risk Factors for Alzheimer’s Disease. Front. Aging Neurosci. 11:146. doi: 10.3389/fnagi.2019.00146