Julho é o mês que traz como destaque – a luta contra as hepatites virais que são doenças provocadas pelos vírus. São tipos de Hepatite: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). Agora, o que poucas pessoas sabem é que a Hepatite é um grande problema de saúde pública, não só no nosso país, mas no mundo inteiro.
As hepatites mais comuns são as dos tipos B e C, que conforme especialistas, são os vírus que mais preocupam as autoridades sanitárias. A preocupação com esses dois tipos é que uma vez contraídos podem evoluir e se tornarem crônicos, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer. A doença também pode evoluir para uma encefalopatia hepática. Essa evolução, trata-se da deterioração da função cerebral em pessoas diagnosticadas com hepática grave.
As hepatites podem ser transmitidas de diversas formas. As transmissões ocorrem por via sanguínea, através de relações sexuais sem o uso de preservativos ou por compartilhamento de seringas ou objetos cortantes, como alicate de unhas, tesourinhas de unhas, dentre outros objetos. A mãe também pode passar para o filho durante o período de gestação.
Cuidado, essa é uma doença silenciosa e perigosa. Se perceber amarelidão na pele com coçeira e olhos amarelos, que é um sinal de icterícia, procure logo um especialista para o tratamento.
Texto: Fábio Mesquita Torres