Julho é o mês que traz como destaque – a luta contra as hepatites virais que são doenças provocadas pelos vírus. São tipos de Hepatite: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). Agora, o que poucas pessoas sabem é que a Hepatite é um grande problema de saúde pública, não só no nosso país, mas no mundo inteiro.

As hepatites mais comuns são as dos tipos B e C, que conforme especialistas, são os vírus que mais preocupam as autoridades sanitárias. A preocupação com esses dois tipos é que uma vez contraídos podem evoluir e se tornarem crônicos, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer. A doença também pode evoluir para uma encefalopatia hepática. Essa evolução, trata-se da deterioração da função cerebral em pessoas diagnosticadas com hepática grave.


As hepatites podem ser transmitidas de diversas formas. As transmissões ocorrem por via sanguínea, através de relações sexuais sem o uso de preservativos ou por compartilhamento de seringas ou objetos cortantes, como alicate de unhas, tesourinhas de unhas, dentre outros objetos. A mãe também pode passar para o filho durante o período de gestação.


Cuidado, essa é uma doença silenciosa e perigosa. Se perceber amarelidão na pele com coçeira e olhos amarelos, que é um sinal de icterícia, procure logo um especialista para o tratamento.

Texto: Fábio Mesquita Torres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s