Durante o sono, todas as funções do organismo são reprogramadas e restabelecidas, por isso, o sono tem um papel importante na cognição e consolidação da memória. “Estágios como o sono REM, que é a fase de sonhos e sono de ondas lentas, são importantes para a memória, pois é quando ocorre a produção de hormônios relacionados às funções cerebrais”, explica Dr. Luciano Ribeiro. 

O sono REM ocorre no terço final da noite. Quando o indivíduo desperta precocemente e fica privado de estágios específicos do sono, ocorre a privação do sono REM. “Isso significa que muitas vezes se está danificando certos estágios de sono que são importantes para o aprendizado e a memória”, diz Dr. Ribeiro. 

O neurologista lembra que alterações de sono REM também podem ocorrer pelo uso prolongado de medicamentos, como antidepressivos, ansiolíticos e diazepínicos, que reduzem essa fase do sono. “Hoje, a sociedade faz uso indiscriminado de muitos medicamentos e estudos mostram a associação de distúrbios de memória, doença de Alzheimer e uso crônico de substâncias que podem ser um fator agravante de problemas no futuro para um envelhecimento não tão saudável”, alerta.


REFERÊNCIAS 1. Tufik S, Santos-Silva R, Taddei JA, Bittencourt LR. O b s t r u c t i v e s l e e p a p n e a s y n d r o m e i n t h e S a o Pa u l o epidemiologic sleep study. Sleep Med. 2010 May;11(5):441– 4 4 6 . h t t p s : // d o i . o r g / 1 0 . 1 0 1 6 / j . s l e e p . 2 0 0 9 . 1 0 . 0 0 5 2. Dados do Estudo Epidemiológico do Sono (EPISONO). Acessado em https://institutodosono.com/pesquisas/episono/


Fonte: Revista Sono – Edição 26/2021 – Associação Brasileira do Sono.

Link da Revista na íntegra >>aqui<<

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s