Benefícios de dormir de lado

Em termos de popularidade, nenhuma posição para dormir ganha de dormir de lado. Na Europa, por exemplo, 60% das pessoas preferem se apoiar em uma das laterais do corpo para descansar. Nos Estados Unidos, a preferência é ainda maior: 74% dos americanos dizem dormir de lado “durante a maior parte da noite”.

“A maior parte da noite” porque a gente sabe que na verdade a maioria das pessoas se mexe bastante enquanto dorme, né?

Mas apesar da sua popularidade, dormir de lado não é pra todo mundo. E mesmo quem gosta deve tomar certos cuidados para evitar prejuízos à coluna e dores no corpo. Porque dormir de lado pode sim ser ruim.

Benefícios de dormir de lado
Se tanta gente prefere dormir de lado, algum benefício deve ter, certo? Muito certo! E eles não são poucos.

  1. Menos problemas de respiração durante a noite
    Isso é especialmente importante para pessoas que sofrem de apneia do sono. Quando uma pessoa dorme de bruços ou na posição supinada (o famoso “de barriga para cima”), a ação natural da gravidade favorece o fechamento das vias aéreas e, consequentemente, pode aumentar a interrupção da respiração.

Por isso a solução é o meio do caminho. Dormir de lado reduz e pode eliminar os episódios de parada da respiração durante o sono. Em muitos casos de apneia, inclusive, uma terapia posicional pode ser uma forma de tratamento extremamente efetiva e barata, ao contrário do CPAP, que pode ser bastante caro.

  1. Para roncar menos
    Uma das principais causas do ronco é a dificuldade de circulação do ar pelas vias aéreas durante o sono. Essa dificuldade pode ser total ou parcial.

Uma vez que dormir de lado facilita mecanicamente a que o ar circule, naturalmente essa posição diminui a incidência de ronco quando ele é causado por esse impedimento.

Vale lembrar que existem outras causas para o ronco, então não necessariamente dormir de lado irá eliminar totalmente os ruídos enquanto uma pessoa dorme.

  1. Diminuição da pressão arterial
    Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado.

Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão. Essa redução da pressão acontece inclusive para pessoas que têm uma pressão mediana e estável, porém com menor intensidade.

Apesar da relação entre dormir de lado e diminuição da pressão arterial ser bastante clara, a ciência ainda não sabe explicar bem o porquê isso acontece.

  1. Melhorias na saúde gastrointestinal
    Esse é especial para quem dorme do lado esquerdo, então se você dorme do lado direito e sofre de gastrite ou refluxo, talvez seja hora de dar uma virada.

Dormir apoiado do lado esquerdo, com as pernas esticadas, diminui a incidência de azia e de refluxo graças à desobstrução dos intestinos e o do estômago. Como eles são virados para o lado esquerdo, a gravidade facilita a passagem dos alimentos e ainda diminui a probabilidade do ácido estomacal subir para a garganta.

Consequentemente, quem dorme virado para o lado esquerdo têm episódios de azia mais curtos e menos frequentes.

  1. Gravidez mais saudável
    O site de saúde do governo americano indica dormir de lado para mulheres grávidas, sobretudo nos estágios mais avançados da gravidez, quando dormir de barriga para baixo é impossível e dormir de barriga para cima pode ser incômodo.

Além do conforto, dormir de lado na gravidez previne que o peso do bebê pressione a veia que leva o sangue da mãe dos membros inferiores até o coração. A posição também melhora o fluxo sanguíneo para o útero, os rins e para o próprio bebê.

  1. Alívio de dor nas costas
    Sobretudo para pessoas que sofrem de dores crônicas na lombar, dormir de lado ajuda a aliviar a pressão na área e consequentemente a dor.

É importante, porém, ter cuidado com o posicionamento do queixo no travesseiro. Se ele estiver muito colado ao colo, isso pode acabar causando dores no pescoço. Busque sempre um travesseiro que se ajuste bem à sua cabeça.

Dicas para dormir de lado
Não é porque tem tantos benefícios que pode só se jogar na cama de lado e dormir. É preciso tomar certos cuidados para evitar que o sono acabe virando uma dor nas costas infernal.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo“, explica o ortopedista especializado em coluna, Dr. Raphael Marcon, no site do HCor.

O Dr. Marcon ainda sugere o uso de um travesseiro entre os joelhos, o que ajuda a aliviar a pressão nos quadris e nos joelhos. Se preferir, você pode apostar também no chamado travesseiro de corpo, que além de servir de suporte para os joelhos também ajuda a manter a coluna alinhada.

Se você é do tipo que prefere a posição fetal, tome cuidado para não encolher demais o corpo, o que pode dificultar a respiração. Deixar o corpo menos tensionado favorece também quem tem dor nas costas, já que alivia a pressão na coluna.

Também é importante cuidar do tecido da fronha, que ele permita uma respiração da pele e ao mesmo tempo gere pouca fricção, o que pode adiantar o aparecimento de rugas. Tecidos muito grossos podem machucar o rosto.

Ah, e de preferência sempre do lado esquerdo. Mesmo que você não tenha refluxo ou azia com frequência, é sempre bom diminuir o risco.

…..

Fonte: Persono

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s