Como entender a insônia?
A falta de sono ou a dificuldade para voltar a dormir após acordar de madrugada podem ter diversos motivos. A insônia é apenas mais um deles. Até mesmo este distúrbio do sono é dividido em vários tipos que têm causas diferentes.
Os tipos de insônia são separados em dois grandes grupos: insônia primária e insônia secundária. Essa divisão indica que este distúrbio do sono pode ser um sintoma ou uma doença.
A primária é um problema por si só. Ela existe “sozinha”, ou seja, não depende de um desencadear de situações para surgir. A insônia primária pode ter fatores intrínsecos e extrínsecos envolvidos na sua causa ou causas, mas que não estão relacionados a outro distúrbio.
Já a secundária é a consequência de uma enfermidade ou distúrbio médico, distúrbio do sono ou uso de substâncias lícitas ou ilícitas. Exemplos deste tipo são:
▪️ Insônia Associada a Transtornos Mentais;
▪️ Insônia Associada a Doenças Médicas;
▪️ Insônia Associada à Má Higiene do Sono;
▪️ ️ Insônia Associada ao Uso de Medicamentos ou Substâncias.
Pode-se dizer que a insônia secundária é aquela que efetivamente tem uma causa possível de ser detectada e que está relacionada a outros fatores da vida de uma pessoa, naturais ou induzidos.
Para o devido tratamento é importante procurar um médico especialista em medicina do sono.
…
#polissonografia #cpap #sono #medicinadosono #ronco
…..
Fonte: Persono