A infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) foi considerada pandêmica pela WHO em 11.03.2020. O virus foi incialmente identificado em Hubei- província da China. O vírus pertence a classe de causadores de doenças respiratórias adquiridas na comunidade, podendo acometer via aérea superior (cavidade nasal/faringe/laringe) e inferior (traqueia/brônquios/pulmões). Causa sintomas desde um resfriado leve até quadros graves de insuficiência respiratória.

A pandemia do COVID-19 tem implicações a todas a áreas da Medicina. O vírus afeta direta e indiretamente o cuidado das doenças neurológicas. Discute-se que a infecção associa-se a aumento da ocorrência de manifestações neurológicas, como encefalopatia, encefalomielite, AVC isquêmico, AVC hemorrágico, Trombose Venosa Cerebral, anosmia (ausência de olfato) e doenças neuromusculares

A encefalopatia por COVID é comum principalmente em casos graves, em doentes críticos, com insuficiência respiratória grave e com necessidade de ventilação mecânica. Muitos desses pacientes evoluem com hipoxia grave (baixa concentração de oxigênio), sepse, inflamação sistêmica grave, falência renal, todos esses fatores tem ação direta sobre a atividade cerebral, podendo causar encefalopatia de grau variado.

Síndrome de Guillain Barre também é descrita associada ao vírus. Pode se manifestar com sintomas leves até tetraparesia grave (fraqueza dos membros), acometimento de nervos cranianos e insuficiência respiratória grave.

A infecção e a resposta imune a ela associam-se a estado trombogênico (facilidade de formar trombos), além de causar inflamação na parede dos vasos, tornando-os mais vulneráveis e associando-se também a hemorragias intracranianas. Além disso, como há medo na população de contaminação, muitos pacientes com sintomas de AVC não procuram emergências, o que implica complicações e sequelas neurológicas graves.

A grande mensagem é: a infecção por COVID-19 pode ter repercussões graves. Vivemos um momento de grande taxa de mortalidade e de escassez de leitos de UTI; sobrecarga do sistema de saúde e dos profissionais. Então, use máscara, mantenha distanciamento social. Proteja você e sua família.

Referência de leitura: Berlit, P. et al. Neurological manifestations of COVID-19- guideline of the German society of neurology. Neurological Research and Practice, v. 2, n. 51, 2020.

Danielle Mesquita Torres